A Engenharia de materiais esta presente em diversos momentos do nosso cotidiano, imagine a seguinte situação: ao lavar as mãos na pia do seu banheiro, você percebe que o cano que leva água à pia está com um pequeno vazamento. É algo simples de ser resolvido, pois a água limpa não é corrosiva nem contaminante.
Agora, imagine essa situação em uma planta química, onde, em vez de ser uma pia com vazamento, temos um reator carregado com uma solução ácida que sofre corrosão prematura, causando um sério impacto ambiental.
Em situações de alta gravidade, a engenharia de materiais é fundamental para determinar o material de melhor solução e menor taxa de corrosão, reduzindo os riscos operacionais. A Multialloy possui diversas soluções para ambientes oxidantes e redutores. Com uma equipe de engenharia experiente e em parceria com o cliente, desenvolvemos soluções específicas com o melhor custo-benefício.
Nossa variedade de soluções abrange desde aços inoxidáveis austeníticos tradicionais, como o AISI 316L, até ligas de níquel (Inconel® 625, 718, X750, etc.), ligas de cobalto e superligas, como o Alloy 20cb3, Monel® 400 e Hastelloy® C276. Materiais como titânio e nióbio também fazem parte do escopo de soluções da Multialloy.
A escolha de cada liga depende do fluido corrosivo e do tipo de aplicação. Em certas situações, a presença de uma combinação de tensão e corrosão fragiliza o componente, exigindo uma liga com alta ductilidade e resistência à corrosão. Em outras aplicações, com temperatura elevada e fluido corrosivo, seria necessário outro tipo de material. Para cada cenário, é necessário um estudo detalhado para aumentar a durabilidade do equipamento e do processo do cliente. Em todas as situações, a Multialloy, com 30 anos de experiência, está presente como uma empresa de engenharia e fabricante de peças e equipamentos.
IMAGEM – Elemento filtrante / Crivo para bomba de alta pressão em Super Duplex S32760.